• Ma. Viviane Rodrigues

O DUPLO HOMICÍDIO DE UMA ATIVISTA E A PERSONALIDADE AUTORITÁRIA


Um livro - depois do duplo assassinato de Marielli Franco: a execução a tiros e a flagelação desta mulher nas redes sociais e nos comentários da web - gritou-se para a minha memória hoje, após a leitura das trágicas notícias matutinas.

O livro: escrito por Theodor Adorno, Else Frenkel-Brunswik, Daniel Levinson e Nevitt Sanford, foi lançado em 1950.

As considerações realizadas nele tentavam entender os motivos do crescimento do ódio a ponto de fazer nascer o fascismo no seio de uma sociedade que se proclama democrática. Isso porque, os autores do estudo, que trocaram a Alemanha pelos Estados Unidos, também temiam sofrer perseguição e ódio por lá - já que eram imigrantes. Observando e refletindo sobre a situação perceberam uma certa tendência entre os/as cidadãos/cidadãs ao que chamaram de fascismo em potencial.

Criaram então a Escala F (de fascismo), que é um teste psicológico, realizado três anos antes do livro, onde pretendiam medir a sujeição de um indivíduo ao autoritarismo.

A personalidade autoritária nasce em uma sociedade que já enfraqueceu e desumanizou o individuo frente as forças de opressão e possui algumas características esclarecedoras. A personalidade autoritária:

- Possui ideias fixas e obsessivas acerca de valores convencionais;

- Embora pareça livre e don@ de si, além de individualistas, são sujeitos a submissão cega a um líder paranóico, e ao sentimento de pertencimento, de grupo;

- Tem uma fixação na punição de quem não segue o que é convencional;

- Desqualifica a experiência e a vivência alheias;

- Guarda uma obsessão por sexo e sexualidade que se caracteriza a partir, claro, convencionalidade;

- Se afirma pela força;

- Se deixa levar por superstições;

- É hostil as ideias diferentes e a noções que desconhecem, negativando elementos da subjetividade;

- Possui ideias e comportamentos inflexíveis;

- Carece de consciência crítica;

- É sugestionável a manipulação antidemocrática.

Isto é uma lembrança de que o conhecimento é importante porque, se as pessoas não sabem e não prestam atenção...Tudo se repete.

Aqui, a introdução de Adorno;

Aqui, um artigo esclarecedor;


35 visualizações