• Ma. Viviane Rodrigues

CLICHÊS NO CINEMA SOBRE MULHERES(PRETOS, LGBT+) É O QUE NÃO FALTA

Atualizado: Jul 1

Para exemplificar os tropos narrativos que são clichês e que desqualificam reiteradamente mulheres, negros e Lgbt+, fiz mais uma pequena lista com exemplos.


A Feminista

Embora sejam reconhecidas como intelectuais, as personagens feministas nos filmes costumam ser vistas como : personagens que pensam demais; que sempre ficam exemplificando como a sociedade oprime as mulheres; são vistas como exageradas; mostradas como mulheres que querem palestrar sobre assuntos o tempo todo; e acima de tudo, são chatas. Muitas vezes também são vistas como pessoas que não tem boa higiene, que tem experiência sexual "demais", etc.

Qualquer coisa para desqualificar aquela estratégia que vence o machismo" ;)

Aqui você vai encontrar mais exemplos.


Dead Lesbian Syndrome ( Síndrome da Lésbica Morta)

Sãos as séries e filmes que tem narrativas onde o casal lésbico termina, porque uma delas morre. É extremamente recorrente.



O Salvador Branco

Quando roteirizam um personagem caucasiano que é essencial para "dar aquela força", "aquela mão" para o cidadão preto, asiático, mulher, pobre ...


12 Anos de Escravidão também tem o salvador branco - que produziu o filme, inclusive rsrsrs



A/o Mágica/o Preta/o

Personagem coadjuvante que ajuda os protagonistas brancos em um filme. Possuem uma visão especial ou poderes místicos. São uma tradição na ficção.


Mas, você sabe, tem muito mais exemplos a serem dados, não sabe ? ;)



* Este post faz parte do ensaio: A CIDADE DAS MULHERES MORTAS: A VIOLÊNCIA REITERADA CONTRA AS MULHERES NA PRODUÇÃO FÍLMICA E SERIADA. Ele será publicado na obra coletiva 15 anos da Lei Maria da Penha: Avanços e Desafios (Coordenadores: Bruna I. Simioni Silva; Larissa Ribeiro Tomazoni e Paulo Silas Filho).


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo