10 FILMES OBRIGATÓRIOS E IMPERDÍVEIS PARA FOTÓGRAF@S

November 10, 2016

Ma. Viviane Rodrigues

 

A ordem da lista não se deu por importância.  Foi simplesmente a vontade da memória ;) .

 

 

1 - A Maleta Mexicana (2011), de Trisha Ziff

 

Imagine...Em 1939, três super-fotógrafos guardam mais de 4.500  negativos sobre a guerra civil espanhola,  que documentavam,  em uma pequena maleta. Todos os três morreram tragicamente vítimas da violência da guerra. Eram el@s: Gerda Taro, que foi esmagada por um tanque na guerra civil espanhola em 1937; Robert Capa, que pisou em uma mina terrestre na guerra da Indochina, em 1954 e David "Chim" Seymour, que foi metralhado durante o armísticio de  Suez, em 1956. Imagine agora que este material foi descoberto 70 anos depois, na França. Acompanhe a aventura que foi encontrar estes rolos de filme. Ah, é importante dizer que est@s três fotógraf@s, que viveram em Paris, trabalharam na Espanha e publicaram internacionalmente, foram os fundadores do que se chama fotojornalismo de guerra moderno. Apaixonado, vibrante e inovador.

 

2 - La Ciudad de los Fotógrafos/ The City of Photographers (2006),

de Sebastián Moreno.

 

Na ditadura de Pinochet, no Chile, muit@s fotógraf@s foram reprimid@s ou mort@s por captar as manifestações da sociedade chilena contra o governo. As imagens apoiaram os testemunhos das vítimas da ditadura, e foram fundamentais nos processos posteriores contra militares. É sempre bom lembrar da vida em ditaduras, para se valorizar a democracia e a liberdade de expressão.

 

 3 - Nascidos em Bordéis  (2004) , de  Zana Briski e  Ross Kauffman.

 

 

 

Inicialmente @s diretor@s estavam lá para documentar o cotidiano das mulheres que trabalham em Sonagachi, o maior distrito de prostituição Ásia, em Calcutá, Índia. No entanto, el@s depararam com a realidade terrível das crianças que vivem no local. A fotógrafa resolveu fazer um workshop com @s filh@s  das mulheres que trabalhavam no local e é, então, através do olhar dos infantes, que conhecemos as trágicas histórias de vida de cada criança. E como tudo poderia ser diferente.

 

 

 

4 – Fotógrafo de Guerra (2001), de Christian Frei.


Documentário sobre um dos mais conhecidos repórteres de guerra, James Nachtwey.  Nele podemos entender um pouco mais do processo de realização de Nachtwey e como ele fotografa o que a gente não quer ver nem em nos piores pesadelos.

 

 

 5 – Annie Leibovitz “Life Through A Lens” (2008)

 

O documentário mostra um pouco da trajetória da célebre fotojornalista que deu um novo significado ao editorial de moda, dona de imagens icônicas e uma das maiores fotógrafas vivas, Annie Leibovitz. No meio do caminho, compreendemos um pouco mais sobre a formação intelectual, a o trabalho no fotojornalismo; a turnê com os Rolling Stones,  a família, as perdas, os ganhos e os aprendizados. Foi neste documentário que descobri que Annie mantinha uma relação amorosa com uma de minhas heroínas das letras - não me interesso pela vida (sexual) de quem admiro, tende a ser uma decepção  rsrs – a escritora americana, crítica de arte e ativista, Susan Sontag. Já pensou a conversa do café da manhã destas pessoas?

 

 

 

6 - Frames from the Edge: Helmut Newton (2009)

 

Veja Helmut Newton no seu habitat: ensaios ao ar livre ou em estúdios, com pouco equipamento, em hotéis e piscinas de Monte Carlo, Berlim, Los Angeles e Paris. Preparo, objetividade e talento .

 

 

7 –  Berenice Abott: A view of the 20th century , (1991),

de Martha Wheelock Kay Weaver

 

“O mundo não gosta de mulheres independentes. O porquê eu não sei, mas não dou a mínima”. Berenice Abbott foi uma das grandes fotógrafas americanas.  Documentou a vida em Paris, em Nova Iorque, e em cidades do interior dos Estados Unidos. No filme , Abott, com 92 anos, nos guia pela história imagética do século XX através de suas fotografias.

 

 

 

 

8 – American Masters – Richard Avedon: Darkness and Light, (1996)

de Helen Whitney.

 

 Série de documentários sobre grandes artistas american@s.  Avedon estudou filosofia e design, mas foi na fotografia que se encontrou. Foi considerado um dos maiores estetas da imagem  fotográfica de todos os tempos. Quem ele fotografou? Marilyn Monroe, Cher, Tennessee Williams, Bob Dylan, Brigitte Bardot, Henry Kissinger, Michael Moore, Paul Simon & Art Garfunkel,Martin Luther King, Andy Warhol, Hilary Clinton,  Truman Capote, John Kerry, Naomi Campbell, Charles Chaplin, Ringo Starr, George Harrison, Paul McCartney e John

Lennon… ... ... ... ... Quer mais?

 

9 - The Woodmans, 2010, de Scott Willis

 

 

Francesca Woodman se suicidou aos 22 anos, quando decidiu pular de um edifício em Nova Iorque. No doc, os pais, George e Betty e o irmão Charlie, todos artistas,  falam da vida, das escolhas e dos processos de Francesca, um talento que demorou quase trinta para ser reconhecido e não quis esperar. Íntimo e pungente.

 

 

 

 

10 – Half Past Autumm, The Life and Works of Gordon Parks, da HBO

 

O fotógrafo, novelista e poeta tem sua obra revisitada no documentário da HBO. Um artista verdadeiramente prolífico e que atravessava várias fronteiras.

 

 

Bom proveito!
(Outras listas serão feitas). Acompanhe o blog ;) .

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square