DUPLA EXPOSIÇÃO NA AMPLIAÇÃO PRETO E BRANCO

March 20, 2017

Ma. Viviane Rodrigues

Foto ampliada no lab PB de fotografia da Unoesc, em Xanxerê, durante uma aula prática, onde os alunos (e eu) sempre se maravilhavam com a mágica da ampliação fotográfica.

 

A imagem é o resultado de uma dupla exposição realizada na ampliação. Primeiro a ser exposto sobre o papel, o negativo da foto do alto do Empire State Building, na cidade que nunca dorme. Depois, o segundo negativo: um close de um olho, foi igualmente exposto sobre o mesmo papel. Com a experiência, a gente sabe quanto tempo leva para as figuras se assentassem no papel como a gente deseja - com determinadas nuances de cinza, do branco-branco, ao preto-preto - através de uma determinada abertura no ampliador, sem muitos testes. Errar é muito produtivo, voce reconhece, um dia, na vida.

 

Pois bem, de pronto, percebi um fato curioso e passei a usar esta determinada foto nas aulas para demonstrar como nosso olhos enxergam, percebem, geralmente , uma pequena parte da ação, devido a uma série de fatos que envolvem todo o mecanismo de ver/perceber. Um livro ótimo, que eu recomendo - principalmente para fotógraf@s - sobre a forma como vemos é: " O Olho: Uma História Natural da Visão", de Simon Ings. Tudo sobre a fisiologia dos olhos, como se processa a visão e de como isso influencia a pratica de ver.

 

Então, voltando a tal foto, na imagem ampliada, na tela ou na parede das salas de aula,  muit@s alun@s não conseguiam ver/perceber onde o olho estava. Procuravam, buscavam e nada. Somente depois que eu indicava o local e direcionava a atenção  del@s para aquele ponto, é que o olho era percebido. Isso não demonstra qualquer anomalia ou falha. É sim, uma demonstração efetiva também, de como nossos olhos/cérebro funcionam. Um teste bem bem reconhecido é o da  atenção seletiva :

 

Talvez, na tela do smartphone, por ser menor e concentrar mais informação, fique mais fácil de ver... No entanto, eu não sei como é não ver o olho porque, como eu produzi a imagem, meu cérebro sabe que o olho está ali rsrs .

 

E vcs? Conseguem divisar onde ele está ?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square