SUGESTÃO DE LEITURA FOTOGRÁFICA FÍLMICA

May 16, 2018

Ma. Viviane Rodrigues

Eu deixo para ver alguns caça-níqueis do cinemão de entretenimento - mesmo aqueles que possuem uma mensagem necessária e importante como a de Mogli - quando a coisa se oportuniza sozinha...rsrs

 

Fiquei bem impressionada com a computação gráfica do filme, a sutileza na composição da expressão de todas as personagens. Muito bom trabalho de computação gráfica (CG), na minha humilde opinião. No caso, se trata de um filme onde este fator técnico representa um percentual importante para a realização cênica de toda a obra.

 

No entanto, uma escolha técnica que ajudou muito na composição completa da CG e que me incomodou no filme foi a escolha por uma fotografia com a luz superexposta, embora quente, ao longo da primeira parte do filme. Isto facilita a criação e a realização da luz na ambiência produzida pelos artistas da CG, no entanto, deixa menos para a significação da sombra - a nuance - muito mais difícil de compor e realizar pelo detalhamento a que se propõe.

 

Há curtas cenas mais escuras e contrastadas no filme - como a da cobra na floresta ou no encontro entre o rei Louie e Mogli -  com certeza produzidas também para quebrar a monotonia imposta pela claridade  na primeira metade do filme. A segunda metade do filme, a medida que as ameaças estão no encalço de Mogli, se torna mais obscura, em uma escolha fácil, mas que não afeta a estética fílmica.

 

A escolha por uma iluminação mais superexposta (embora quente e com cenas de contraste) na CG do filme  foi uma opção bem eficaz e certeira. Além da ótima equipe.  Já a direção de fotografia realizada em estúdio deixa bastante a desejar, com uma luz dura e nada verossímil nos personagens humanos.

 

 

 

Na cena abaixo, a sombra potencializa a necessidade de pensar com cuidado na pele por exemplo dos animais... Isso demanda ainda mais atenção na realização na CG. Estas cenas onde a luz e a sombra se equilibram e se contrastam é onde se mostram mais aparentes, as peles, as texturas, os detalhes, e é aí que se necessita mais preparo e atenção na construção da iluminação da cena.  

 

Bem, está é apenas uma sugestão de leitura da fotografia do filme :) E a sua?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square