SEMPRE É TEMPO DE UMA CACHACINHA DE BUTIÁ

December 23, 2018

Ma. Viviane Rodrigues

O butiá tem um perfume único. Eu cortei um cacho no terreno da minha irmã e ele perfumou a cozinha toda. Uma delícia. Você conhece o fruto desta palmeira?

 

 

As palmeiras deste gênero são importantes para algumas populações da região centro-sul de Santa Catarina. Nas comunidade, segundo Isabela Fogaça, os frutos da espécie Butia catarinensis  possuem inúmeras finalidades.

 

Os frutos que alimenta várias espécies de pássaro  s,  não serve apenas para fazer aquela cachacinha artesanal e também o suco, além do picolé – industrializado por grandes sorveterias da região. Das folhas secas, se pode produzir vassouras, utilizar como cobertura de casas e também fabricar chapéus, cestos, cordas, e  também como espuma para  estofados e colchões.

 

O butiá pode também  ser utilizado na arborização de jardins e praças, ou seja, tem mil e uma utilidades, mas pasmem: está CRITICAMENTE EM PERIGO e corre grave risco de extinção na natureza. Como é endêmico, ou seja, está limitado a uma região -ao sul de Santa Catarina e ao norte do Rio Grande do Sul  –  vem perdendo espaço por conta de empreendimentos imobiliários que não tem, claro, a menor preocupação ambiental, e em breve pode desaparecer.

Vamos deixar isto acontecer?

 

Aqui a receita para o licor de butiá da minha mãe, Dona Glorinha, que sempre prepara o aperitivo - e tudo na vida - com muito amor:

 

1kg de butiá

1 litro de cachaça de sua preferência

500 gramas de açucar

 

 

Modo de fazer

 

Coloque em uma panela grande o butiá e o açúcar.

Se quiser mais fraco e doce, este é o momento para colocar um pouco de água mineral.

Vá mexendo até levantar fervura.

 

 

Deixe mais cinco minutos e desligue. Com essa medida fazemos duas garrafas de licor.  Engarrafe o resultado desta mistura deliciosa e cheirosa - depois de frio - com metade da cachaça e repita a ação em outra garrafa.

Deixe em um local longe da luz por 10 dias e mexa sempre que puder.

 

Você nunca mais vai parar de fazer este licor  ;) 

 

 

 

* Originalmente publicado no meu site Viageiras.
 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square